Saúde

Campanhas de vacinação contra pólio e sarampo são prorrogadas até o dia 20 de dezembro em AL

Medida de prorrogação foi adotada por causa da baixa procura e porque as metas recomendadas pelo Ministério da Saúde não foram atingidas

Foto: Ascom / SMS
Vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até o dia 20 de dezembro em Alagoas 


Por G1 AL

Por causa da baixa procura durante a pandemia do novo coronavírus, as campanhas de vacinação contra a poliomielite, para crianças, e contra o sarampo, para adultos, foram prorrogadas até o dia 20 de dezembro em Alagoas. Esta é a segunda prorrogação da vacinação contra o sarampo. A informação foi divulgada nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

De acordo com a Sesau, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), a medida de prorrogação foi adotada porque o estado não atingiu as metas mínimas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Dos 102 municípios de Alagoas, 61 não atingiram a meta mínima de 95% de vacinação contra a pólio até a última sexta-feira (27), data limite da última prorrogação.

Já na campanha contra o sarampo, as cidades que vacinaram 100% do público foram:

Campo Alegre
Feira Grande
Jacaré dos Homens
Limoeiro de Anadia
Paulo Jacinto
Santa Luzia do Norte
São Luís do Quitunde
São Miguel dos Milagres
Teotônio Vilela


Ainda segundo dados do PNI, 70,2% do público-alvo da vacinação contra a pólio foi vacinado. Com relação ao sarampo, o índice de imunização corresponde a 52,12%, quando a meta seria 100%.

A assessora do PNI em Alagoas, Rafaela Siqueira, informou que não vai ter mais prorrogação, porque o Ministério da Saúde vai fechar o sistema de informação para digitação dos dados no próximo dia 20.

“Não há mais nenhuma desculpa aceitável para que o público alvo das duas campanhas deixe de se vacinar. Essa é a segunda prorrogação e nem a Pandemia da Covid-19 pode ser encarada como obstáculo para a não vacinação, uma vez que as equipes dos postos de saúde têm adotado todas as medidas de prevenção necessárias”, disse Siqueira.

A vacinação contra a poliomielite é para crianças menores de 5 anos. Já a campanha de vacinação contra o sarampo tem como público-alvo adultos de 20 a 49 anos. Todas as vacinações estão sendo realizadas nos postos de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *