Eleições 2020

Candidatos a prefeito de São Luís nas eleições 2020: veja quem são

Candidaturas devem ser registradas na Justiça Eleitoral até o dia 26 de setembro.

 

Reprodução/TV Mirante
Adriano Sarney e Vall Nascimento, do Partido Verde (PV), são oficializados como candidatos à Prefeitura de São Luís (MA)
Por G1 MA — São Luís, MA

Confira os nomes definidos em convenções partidárias de candidatos à prefeitura de São Luís nas eleições de 2020, em ordem alfabética

As candidaturas ainda dependem de confirmação da Justiça Eleitoral. Veja quem são:

Adriano Sarney (PV) – 43
O Partido Verde (PV) oficializou, em 31 de agosto, a candidatura de Adriano Sarney à prefeitura de São Luís. O anúncio aconteceu durante convenção, na sede do partido, no bairro Turu, em São Luís. A candidata a vice na chapa é a fisioterapeuta e atleta Vall Nascimento.

Natural de São Luís, Adriano Sarney tem 40 anos, é economista, administrador, empresário e está no segundo mandato de deputado estadual. É a primeira vez que ele concorre à prefeitura da capital maranhense.

Bira do Pindaré (PSB) – 40
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou no sábado (12), em um espaço para eventos no bairro Renascença, o nome de Bira do Pindaré como candidato à prefeitura de São Luís. A candidata a vice-prefeita é a jornalista e professora universitária, Letícia Cardoso. A chapa do PSB não possui coligação com outros partidos.

Bira do Pindaré tem 51 anos e é natural de Pindaré-Mirim, cidade a 255 km de São Luís. Ele é advogado, bancário e professor. Ele foi deputado estadual por dois mandatos, entre 2010 e 2014. Atualmente, está no primeiro mandato como deputado federal, pelo PSB.

Duarte Júnior (Republicanos) – 10
O Republicanos oficializou, em convenção partidária realizada no sábado (12), a candidatura de Duarte Júnior à prefeitura de São Luís. A candidata a vice-prefeita será a advogada Fabiana Vilar.

A coligação do Republicanos conta com o apoio do Partido Liberal (PL), Avante, Patriota e do Partido Trabalhista Cristão (PTC).

Duarte Júnior tem 33 anos e é natural do Rio de Janeiro. Ele é advogado, professor universitário. Ingressou na carreira política em 2017 e está no primeiro mandato de deputado estadual. Entre 2015 e 2018, Duarte Júnior foi presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) entre 2015 e 2018.

Eduardo Braide (Podemos) – 19
O Podemos oficializou, em convenção partidária em 14 de setembro, a candidatura de Eduardo Braide à prefeitura de São Luís. A professora e policial militar Esmênia Miranda será a candidata a vice-prefeita pela chapa.

O Podemos conta com o apoio do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Social Democrático (PSD) e Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Eduardo Braide tem 44 anos e é natural de São Luís. Ele é advogado e está no primeiro mandato de deputado federal pelo Maranhão. Anteriormente, ele já foi eleito por dois mandatos como deputado estadual.

Esta é a segunda vez que Eduardo Braide concorre à prefeitura de São Luís. Nas eleições de 2016, ele chegou a disputar o segundo turno, mas foi derrotado pelo atual prefeito da capital, Edivaldo Holanda Jr.

Franklin Douglas (PSOL) – 50
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) anunciou, em convenção no domingo (13), a candidatura de Franklin Douglas à prefeitura de São Luís. O candidato a vice-prefeito é José Ribamar Arouche, um dos fundadores do partido na capital. O PSOL não fez coligações para as eleições.

Franklin Douglas tem 47 anos e é formado em comunicação e direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ele também possui mestrado e doutorado em Políticas Públicas pela UFMA. Esta é a primeira vez que ele concorre à prefeitura de São Luís.

Hertz Dias (PSTU) – 16
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) definiu, em convenção partidária em 10 de setembro, a candidatura de Hertz Dias à prefeitura de São Luís. Jayro Mesquita será o candidato à vice-prefeito pelo partido. O PSTU não fez coligações para as eleições deste ano.

Hertz Dias tem 49 anos e é natural de São José de Ribamar, cidade na Região Metropolitana de São Luís. Ele é professor de História da rede pública municipal e estadual.

Em 2018, Hertz Dias foi candidato à vice-presidência do Brasil, na chapa com Vera Dias. Ele também é co-fundador do movimento Hip Hop Quilombo Urbano, fundado em 1989, sendo uma das mais antigas organizações de Hip Hop do Brasil e do Movimento Hip Hop Quilombo Brasil.

Jeisael Marx (Rede Sustentabilidade) -18
A Rede Sustentabilidade anunciou, em convenção no domingo (13), o nome de Jeisael Marx como candidato à prefeitura de São Luís. A candidata a vice-prefeita é a ativista e porta-voz da Rede no Maranhão, Janicelma Fernandes. O partido não fez coligações.

Natural de São Bento, cidade a 299 km de São Luís, Jeisael Marx tem 41 anos. Ele é jornalista, publicitário, apresentador de televisão maranhense. Esta será a primeira vez que ele disputa um cargo público.

Neto Evangelista (DEM) – 25
O Democratas (DEM), oficializou em convenção no sábado (12), a candidatura de Neto Evangelista à prefeitura de São Luís. A candidata a vice-prefeita é assistente social Luzimar Lopes.

Para as eleições deste ano, o partido conta com o apoio do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Liberal (PSL) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Neto Evangelista tem 32 anos e é natural de São Luís. Ele é advogado, empresário do agronegócio e está no terceiro mandato de deputado estadual do Maranhão. Em 2012, ele concorreu como candidato a vice-prefeito de São Luís na chapa com o ex-prefeito João Castelo. Em 2015, ele assumiu a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, do governo Flávio Dino.

Rubens Pereira Jr. (PCdoB) – 65
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), oficializou em convenção partidária no domingo (13), a candidatura de Rubens Pereira Jr. à prefeitura de São Luís. O vereador Honorato Fernandes será o candidato a vice-prefeito pela chapa.

O PCdoB conta com apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Progressistas (PP), o Cidadania, o Democracia Cristã (DC) e o Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Rubens Pereira Jr. tem 36 anos é advogado e já foi deputado estadual e deputado federal, ambos por dois mandatos. Ele é formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e iniciou a carreira como Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Em 2019, ele assumiu como titular da Secretaria das Cidades (Secid) no governo Flávio Dino.

Yglésio Moyses (PROS) – 90
O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) oficializou, em convenção partidária realizada 11 de setembro, o nome de Yglésio Moyses como candidato à prefeitura de São Luís. O médico Mauro César, como será o candidato à vice-prefeito.

Yglésio Moyses tem 39 anos, é médico, advogado e professor universitário. Natural de São Luís, ele está no primeiro mandato como deputado estadual do Maranhão.

O Podemos oficializou, em convenção partidária em 14 de setembro, a candidatura de Eduardo Braide à prefeitura de São Luís. A professora e policial militar Esmênia Miranda será a candidata a vice-prefeita pela chapa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *