Eleições 2020

João Campos lidera disputa no Recife

Candidato do PSB tem 27% das intenções de voto, contra 16% e 14% de Mendonça Filho e Marília Arraes, respectivamente, em pesquisa do RealTime Big

Rodolfo Loepert/Divulgação

Diário de Pernambuco

Pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura do Recife realizada pelo Instituto RealTime Big Data e divulgada ontem mostra o candidato João Campos (PSB) na liderança da disputa à sucessão do prefeito Geraldo Julio. Ele aparece com 27%, abrindo vantagem sobre os demais concorrentes.

Mendonça Filho (DEM) e Marília Arraes (PT)  estão tecnicamente empatados na segunda posição, com 16% e 14%, respectivamente. A Delegada Patrícia (Podemos) ocupa a quarta posição, com 10%, seguida pelo Coronel Feitosa (PSC) e Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), que aparecem com 2% cada. Carlos Andrade Lima (PSL) está com 1%. Os candidatos Charbel Maroun (Novo), Cláudia Ribeiro (PSTU), Thiago Santos (UP) e Victor Assis (PCO) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 17%. Um total de 11% dos entrevistados não sabem em quem vão votar ou não responderam.

A pesquisa ouviu mil eleitores na capital pernambucana, entre os dias 8 e 10 de outubro. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

SEGUNDO TURNO

A pesquisa de intenção de voto traz ainda seis cenários de um possível segundo turno. Em todos, João Campos venceria os principais concorrentes. Contra Patrícia Domingos, o pessebista teria 44% ante 35%. Frente a Marília Arraes, o resultado é de 44% a 39%. No cenário 3, Campos derrotaria Mendonça Filho por 41% a 34%.

Numa eventual ausência de João Campos do segundo turno, o quarto cenário mostra que Marília Arraes teria 38% contra 35% de Mendonça Filho. Numa outra possível disputa, Marília teria 38% frente 36% de Patrícia.

Por fim, em um cenário entre Mendonça Filho e Patrícia Domingos, o candidato do DEM teria 36% contra 34% da candidata do Podemos. Nesses casos, em virtude da margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, a indicação é de empate técnico.

O DIA DOS CANDIDATOS

A pouco mais de um mês para as eleições municipais, que acontecem em 15 de novembro, a agenda política está ainda mais intensificada. Ontem, os  candidatos aproveitaram o feriado para acompanhar eventos religiosos e fazer promessas relativas aos cuidados com as crianças. João Campos esteve no bairro da Macaxeira, na Zona Norte, onde prometeu criar espaços voltados para a primeira infância na cidade. Ele também conversou com moradores da comunidade do Buriti e fez gravações para o guia eleitoral.

Em conversa com moradores do bairro do Ipsep, na Zona Sul, Marília Arraes prometeu zerar a fila de creches no Recife. A petista assistiu a uma missa na paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Mendonça Filho afirmou que, se eleito, criará dez mil vagas em creches da cidade. Ontem, ele visitou a Escola Leonarda Alves, em Nova Descoberta, na Zona Norte. Já a Delegada Patrícia distribuiu folhetos em Boa Viagem, na Zona Sul. Em um dos discursos, prometeu efetivo da Guarda Municipal na orla.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *