Política

Marx Beltrão viabiliza inserção do IFAL de Coruripe em projeto de inovação do Governo Federal

Por meio de suas redes sociais nesta terça-feira (29), o deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, anunciou uma grande conquista para os estudantes do Instituto Federal (IFAL) de Coruripe. O Campus do IFAL na cidade do litoral sul vai receber, com apoio de Beltrão, uma unidade do Programa 4.0 do governo federal.

O programa Espaço 4.0 é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) por meio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) que se dá no âmbito da Agenda 4.0, baseada na 4ª Revolução Industrial. Ela leva em consideração os desafios e oportunidades da revolução através da capacitação profissional, acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade dos jovens no atual mercado de trabalho.

“O campus do IFAL da nossa cidade receberá o programa Espaço 4.0, parceria viabilizada com a Secretaria Nacional da Juventude. Estive em reunião com a secretária nacional da pasta Emily Coelho e também em ação junto ao reitor do IFAL, Carlos Guedes, e tive a confirmação deste ganho incrível para os estudantes. O Espaço 4.0 é um laboratório criativo, que aprofunda os jovens nas novas tecnologias, amplia o conhecimento dos estudantes para a inovação e induz para novas oportunidades” comemorou o parlamentar.

O Espaço 4.0 também surge com base nos fab labs para que o objetivo de promover o protagonismo da juventude local seja atingido. Em forma de contêiner, a iniciativa pretende, ainda, contribuir na formação social, política, acadêmica, profissional e cidadã dos jovens dos municípios contemplados, além de reduzir ao máximo a exposição à criminalidade e dependência química.

Os fab labs demonstraram grande potencial para capacitar indivíduos a criar dispositivos inteligentes para si mesmos. Estes dispositivos podem ser adaptados às necessidades locais ou pessoais. O governo federal será responsável pela doação do contêiner para o IFAL de Coruripe com todos os equipamentos tecnológicos (computadores, notebooks, impressoras 3D, tablets, smart tvs e kits de ferramentas), assim como do mobiliário interno. Além disso, também disponibilizará orientações aos beneficiários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *