COVID-19

Onze médicos de Alagoas morreram e pelo menos seis estão internados com Covid

Mais de 6,4 mil profissionais de saúde foram infectados pelo vírus no estado

FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Por Regina Carvalho | Portal Gazetaweb.com

Sem parar durante a pandemia, mais de 6,4 mil profissionais de saúde foram infectados pelo coronavírus em Alagoas. Alguns deles tiveram complicações e estão internados, esse é caso de médicos. Mesmo sem informações oficiais sobre o número de hospitalizados, entidades informam que ao menos seis estão afastados das funções e recebem cuidados em unidades de Maceió e de fora do estado.

Levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que 466 médicos morreram no Brasil em decorrência de complicações da doença, onze deles em Alagoas. Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed), Marcos Holanda, dois médicos que precisavam de internação foram transferidos para São Paulo. Outros recebem cuidados em, pelo menos, dois hospitais de Maceió: Santa Casa e Hospital do Coração (HCor).

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 6,3% do total de casos confirmados de Covid em Alagoas – que já ultrapassou 102 mil pessoas – são profissionais de saúde.

“Um dos médicos transferido para São Paulo está grave e outro o quadro é considerado moderado. Há alguns colegas que se infectaram, melhoraram e depois voltaram ao trabalho e outros estão internados com a Covid”, informou Marcos Holanda.

O diretor médico da Santa Casa de Maceió Arthur Gomes Neto informou à reportagem que no hospital onde atua há três médicos hospitalizados com Covid.

“Vários deles foram contaminados atuando na linha de frente contra o novo coronavírus. Independentemente de onde houve o contágio, todos cumpriram em vida a nobre função de oferecer cuidados que aliviam o sofrimento e podem levar à cura. Mais do que números, eles eram homens e mulheres que expressaram em cada dia de existência seu amor pela profissão”, cita o CFM, em plataforma criada para homenagear os profissionais.

Alagoas tem, oficialmente, 102.569 casos confirmados de Covid dos quais 2.247 em isolamento domiciliar. Mais de 97,5 mil recuperados da doença; 9,6 mil casos em investigação laboratorial e 2.440 óbitos por Covid-19.

O boletim epidemiológico especial divulgado pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (24) apontou a redução no número de novos registros de óbitos na última semana, em comparação com a SE 50, nos estados do Piauí (-19%) e Bahia (-6%), e aumento no Ceará (+67%), Alagoas (+52%), Sergipe (+25%), Paraíba (+16%), Maranhão (+13%), Rio Grande do Norte (+12%) e Pernambuco (+12%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *