Educação

Secretarias do Planejamento e da Educação formatam Painel Censo 2020

Dados das escolas estaduais vão ficar disponíveis na nova ferramenta digital


Minne Santos
Nesta quinta-feira (11), os secretários da Educação Fábio Guedes, e do Planejamento, Fabrício Marques, se reuniram para apresentar novas tecnologias que vão facilitar a gestão administrativa

Agência Alagoas

Texto de Warner Filho e Minne Santos

Em busca de mais inovação, nesta quinta-feira (11) os secretários da educação Fábio Guedes, e do Planejamento, Fabrício Marques, se reuniram com técnicos das pastas para apresentar novas tecnologias que vão facilitar a gestão administrativa e, ainda, beneficiar a população.

Um deles é o Painel Censo 2020: uma plataforma virtual, com os dados de todas as escolas estaduais. Infraestrutura, esgotamento sanitário, acessibilidade e acesso são algumas das informações do sistema, que pode ser acessado pelos servidores da área em qualquer dispositivo com acesso à Internet.

O Painel vai possibilitar um diagnóstico das condições e necessidades de cada unidade, além da verificação de estatísticas qualitativas e quantitativas, facilitando a estruturação de modo individualizado.

“As boas e duradouras políticas públicas geralmente se balizam por dados, indicadores e boas estatísticas. Eles ajudam conhecer melhor sistemas complexos e extensos. Nesses aspectos, o painel produzido pela Seplag e validado pela equipe da SEDUC ajudará muito na tomada de decisão do gestor público na área da educação a conceber, executar e acompanhar melhor as ações, os projetos e os programas. Assim, o planejamento acontece de maneira muito mais estratégica e com elevada capacidade de lograr êxito”, esclarece.

A Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), responsável pelo apoio e desenvolvimento sustentável do estado, tem dialogado com diversos órgãos e secretarias do Executivo justamente no intuito de otimizar o processo de obtenção e disponibilização de dados, que podem trazer melhorias significativas para a gestão pública alagoana.

Para o secretário Fabrício, a ideia é fortalecer esse trabalho integrado de tratamento de informações com a Seduc, dando o subsídio necessário para uma tomada de decisões baseada em evidências mais assertivas na área.

“Com essa construção coletiva conseguimos enxergar facilmente as áreas da Educação que estão precisando de reforço e temos melhores condições de implementar avanços de forma estratégica. Sem dúvidas, é um projeto que vai proporcionar algumas ‘viradas de chave’ para a transformação que queremos no âmbito educacional. Quem mais ganha é quem está na ponta: a população alagoana”, pontua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *